top of page

Reconstrução

  • devocionaldoreino
  • 16 de out. de 2016
  • 6 min de leitura

RECONSTRUÇÃO

INTRODUÇÃO

Quem é que não precisa construir ou reconstruir algo em sua vida?

Todos os dias somos surpreendidos por situações adversas e as vezes reagimos de maneira que não queremos ou não esperávamos, mas por que?

Existe escolha certa ou errada? Creio que o que existe é uma escolha, se será certa ou errada eu não sei, tudo dependerá da minha decisão naquele momento. Somente o tempo nos dirá se foi uma escolha certa ou errada, logicamente sabemos distinguir o certo do errado, o bem do mal, felicidade de tristeza, etc.

Concordamos que é necessária uma atitude ser tomada, algo precisa acontecer para que as coisas possam fluir, a inércia não produz nada.

"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." (Lei da Inércia)

Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero. MOVIMENTO!

Mas aonde quero chegar com isso tudo? Quero traçar com vocês alguns princípios, bases e conceitos no que diz respeito a construção/reconstrução.

O que reconstrução tem a ver com caminho/escolhas?

DESENVOLVIMENTO

Construção, é a ação e o efeito de construir. Este verbo faz menção ao ato de edificar, fabricar ou desenvolver uma obra de engenharia ou de arquitetura. Por outro lado, pode ser usada em sentido figurado para fazer referência a tudo aquilo que, de alguma forma, se edifica ou se produz.

Partimos do pressuposto que todos nós em algum momento construímos algo ou alguma coisa, física ou abstrata, baseados nas ferramentas que possuíamos em mãos naquele determinado momento.

Dessa forma, durante a meditação dessa ministração, Deus me fez perceber o quanto ficamos preocupados com os acabamentos das nossas construções, mas não nos preocupamos com a base sobre a qual elas estão construídas. O resultado disso é que temos construções tão bonitas e bem projetadas exteriormente, que temos até medo de mexer nelas. Nós nos esforçamos tanto para construir máscaras para estarmos “bonitos” por fora, e nossas máscaras são tão bem aceitas socialmente, que gostamos delas.

Isso acontece porque já fizemos o acabamento bonito, bem polido, com boa pintura, mas quando olhamos nossas bases, estão podres, frouxas e deterioradas.

Porque a verdade é, quem é que quer mexer em um prédio que está acabado? Melhor fingir que não tem nada e deixarmos assim mesmo, fingindo e empurrando com a barriga, até desabar!! Máscaras!!

O Ato de reconstruir é refazer algo, reformar, voltar ao início daquilo que ficou inacabado ou pelas metades.

Mas qual o tempo certo para começar a reconstrução? Quais caminhos devem ser seguidos?

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. ”

Mateus 7:13-14

Após discursar para aquela multidão e demonstrar no que consiste as leis e os profetas (versículo 12), Jesus aponta a necessidade de entrar pela porta estreita. Em seguida Ele dá o motivo porque é necessário entrar pela porta estreita: “Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição”. Jesus nos dá duas opções, MORTE ou VIDA.

As exposições de Jesus não são palavras soltas, ou ideias desconexas. Somente aquele que entra pela porta estreita é que alcança justiça superior à dos escribas e fariseus.

Salomão fez menção a esse caminho:

Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

Provérbios 14:12

ELE É A PORTA DE ENTRADA, QUE NOS LIVRA DA MORTE.

Há aproximadamente 3.450 anos atrás, o povo escravizado no Egito só se livrou daquele estado de perdição quando entrou pela Porta do Cordeiro sem defeito e sem mancha, sacrificado à tarde, cujo sangue foi aspergido nos madeiros da porta de cada casa. Salvos da morte e libertos da escravidão, saíram do Egito para os pastos da Terra Prometida, tendo o Bom Pastor à frente do rebanho.

Bem-Aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade santa pelas portas.

Apocalipse 22:14

Tudo aquilo e isso que estamos passando nesse momento aponta para Jesus, o Cordeiro de Deus, que foi sacrificado à tarde e o Seu sangue, puro, santo e imaculado, banhou o madeiro, “para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida eterna”.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16

Não basta reconhecer a sabedoria de Jesus, concordar com Ele, e até chamá-Lo de Mestre e Senhor. Não basta a pessoa ser religiosa com sinceridade, conhecer profundamente as Escrituras e até admirar Jesus. Para entrar no Reino de Deus, o ser humano, sábio ou ignorante, rico ou pobre, de qualquer raça, precisa recebê-Lo nas condições do primeiro mandamento. E reconhecê-Lo como a única Porta para a Salvação.

JESUS É A PORTA PARA A PESSOA ENTRAR NO REINO, MAS A PESSOA TEM DE SER A PORTA PARA O REINO ENTRAR NELA.

E isto, mais uma vez, é condicional: se alguém quiser o Reino tem de abrir a porta para o Rei.

Eis que estou à porta e bato; Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.

Apocalipse 3:20

A pessoa entra no Reino pela Fé e o Reino permanece na pessoa pela Obediência. E este Reino, tão grande e poderoso, cabe dentro do ser humano.

Se alguém me ama, guardará a minha palavra. E meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

João 14:23

Por onde quer que a pessoa vá, o Reino vai dentro dela. É assim que a pessoa se transforma na Igreja que anda, no Templo Vivo do Espírito Santo! E esta “Igreja que anda” tem de andar no Caminho certo. Mas qual é este Caminho?

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

João 14:6

Podemos compreender que nossa maior necessidade é um relacionamento pessoal com Cristo. Isso pode parecer mais fácil, mas não é. Relacionar-se com Cristo é afastar-se do barulho da multidão para ouvir a voz de Cristo. É deixar de lado nossas justificativas e aceitar a justiça de Cristo.

O caminho cristão não é estreito porque Deus quer salvar poucas pessoas. É estreito porque Deus pede de nós uma decisão individual e intransferível em relação ao amor e à esperança que Ele nos oferece.

  • Para o apóstolo Paulo, aceitar o caminho estreito significou ir muito além do zelo em guardar a lei. Exigiu toda sua vida.

  • Para Pedro, o caminho estreito o levou à vereda do martírio.

  • Para João, o caminho estreito significou uma vida de dedicação ao evangelho até uma idade avançada.

É necessário entendermos quais passos precisam ser dados para caminhar no “caminho estreito”.

- HUMILDADE E QUEBRANTAMENTO: reconhecermos que somos impotentes, limitados e que sozinhos não damos conta, sair do “ciclo vicioso”.

- FÉ E ESPERANÇA: acreditar que existe um Deus que zela por nós. Palavra-chave: FÉ

- ENTREGA: decidir entregar nossa vontade, desejos aos cuidados de Deus.

CONCLUSÃO

Deus, nosso PAI, não é mau, injusto, desonesto, incompreensível, vingativo, bravo, irado, NÃO!! ELE É BOM EM TODO TEMPO!! Ele te capacitar para a caminhada, irá te sustentar, proteger, guiar, irá revelar o significado do caminho estreito em sua vida e irá capacitá-lo para esse desafio.

A decisão de seguir essa trilha é individual, mas jamais estaremos sozinhos no caminho estreito:

Cristo já palmilhou, demarcou o rude caminho antes de nós, amaciando-o para nossos pés.

O estreito trilho da santidade, o caminho construído para os remidos do Senhor nele andarem, é iluminado por aquele que é a Luz do mundo. Ao seguirmos em Suas pegadas, Sua luz sobre nós brilhará; e ao refletirmos a luz que nos é emprestada da glória de Cristo, 'a vereda' se tornará cada vez mais brilhante, 'até ser dia perfeito'.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Provérbios 4:18

Independente do lugar que você esteja, do caminho que trilhou até agora, somente em Deus que encontramos todas as respostas para seguir em frente e cumprir seu verdadeiro propósito.

Até o próprio Jesus teve dois caminhos quando Ele fala com Deus sobre o seu sofrimento e angustia no momento em que seria preso pelos guardas para sua crucificação, ou ele poderia fugir no momento de desespero e dor, ou ele escolheria seguir o alvo e cumprir o propósito estabelecido por Deus.

Reconstruir é mais difícil que construir, pois é necessário voltar ao início e refazer tudo. Mexer naquilo que não queremos mexer, ajustar as imperfeições e acabarmos aquilo que ficou inacabado da primeira vez.

Nossa atitude, no atual momento, que definirá qual caminho a ser percorrido e consequentemente a construção que será feita. Vamos firmar nossos alicerces na areia ou na rocha?

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Jeremias 29:11

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

João 14:4

O Senhor não está à procura de pessoas talentosas para o reino, o mais importante é ter pessoas disponíveis, acessíveis e ensináveis. Seja essa pessoa, seja a resposta de Deus... se reconstrua se for necessário... mas seja um instrumento nas mãos de Deus.

Gabriel Cometti

Comunidade Sedentos de Ti | Bairro de Fátima, Serra - ES

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

© 2015 por Devocional do Reino. Criado com Wix.com

bottom of page