Orar de Joelhos
- Edimar da Costa
- 25 de nov. de 2015
- 4 min de leitura

Oração: Significado: Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confissão,
adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros.
Sentido: Dois sentido, o primeiro é orar, quer dizer falar, o segundo é ação, quer dizer agir, ou seja
não existe um sem o outro.
Quando eu falo com Deus eu preciso de uma ação.
Exemplos:
Orar de joelhos // Mt. 6: 5 – 8
Aqui vemos que Deus nos incentiva a orar ajoelhados, prostrados, pois os gentios tinham o costume de orar em pé para se mostrar. Mas Deus não quer encenações, Ele quer clamor, sinceridade de coração, não se precipite em repetições e palavras bonitas e nem ore pra homens ouçam. Alguns religiosos querem ser vistos pelos homens, mas a essência da oração é a comunicação particular com Deus.
Leproso // Mc. 1: 40 – 42
Deus sabe nossas necessidades, aquilo que precisamos, mas Ele quer ouvir nossa voz, nosso clamor, conhecer nossa “dor” no secreto, no íntimo, Ele quer que confessemos nossa necessidade e nos acheguemos à Ele em oração, prostrados, assim como esse leproso. Nota-se que ele se aproximou em humildade, reconhecendo a soberania de Jesus, e o rogou dizendo “se queres”, ele queria que se fosse da vontade de Deus, que ele fosse curado e Cristo movido de compaixão, de amor, o curou. Muitas pessoas não recebem o que querem e precisam, pois não reconhecem quem Deus é em suas vidas, estão leprosos, na pior condição (humana ou espiritual) e ainda assim são orgulhosos o suficiente a ponto de não reconhecer quem Deus é e Seu poder.
Jovem Rico // Mc 10: 17 – 33
Aqui vemos um jovem rico - quem não deseja ser rico?
Ele começou bem, reconhecendo a soberania de Deus, ele correu pra Cristo e O adorou, mas quando Jesus tocou nas finanças dele, ele se entristeceu, pois não estava disposto a largar tudo o que tinha, todo seu dinheiro para seguir Jesus, não estava aberto a deixar Deus no centro, deixar Deus ocupar o lugar do dinheiro. Jesus nos afirma que aquele que deixar casa, irmãos, pai e mãe, campos (o que podemos colocar como posses, dinheiro), esse não será abandonado, mas será recompensado, mas ele também deixa claro que será perseguido, pois o que está em trevas odeia a luz, mas assegura que herdaremos a vida eterna.
Elias clama por chuva // I Rs. 18: 41 – 46
Acredito eu que quando Elias se curva, ele de joelhos clama – COM FÉ – a Deus por chuva, pois a sua convicção de que vinha uma grande chuva era muito certa, Ele sabia que Deus iria agir, quando temos intimidade com Deus é assim, sabemos que nossas orações serão ouvidas.
Jesus (passe de mim) // Mt. 26: 36 – 46 Cristo é – SEM DÚVIDA – o nosso maior e melhor exemplo, pois mesmo Ele sendo quem Ele era e é, se prostrou em terra, em humilhação, em reconhecimento da grandeza de Deus e clamou para que aquela dor, aquele sofrimento fosse ausentado dEle, mas que acima de tudo fosse feita a vontade de Deus. Muitos de nós não estamos dispostos a pagar o preços, não estamos entregues a vontade de Deus, mas sim presos nas nossas próprias vontades e desejos, sem se preocupar ou importar com a vontade de Deus.
Mulher do fluxo de sangue // Mc. 5: 25 – 34
Esse pra mim é o maior exemplo de petição, uma mulher que estava em estado vergonhoso, triste e nojento ao mesmo tempo, uma mulher que estava perdendo todo o seu sangue, mas que encontrou forças pra buscar, pra clamar.
Ouvi certa vez e também acredito eu, que ela provavelmente foi até Jesus se arrastando, pois já não haviam mais forças, nem financeira e nem física, além do que a bíblia relata que ela tocou a orla das vestes de Jesus, a orla fica embaixo do vestido, como uma bainha. Pesquisa: Um adulto saudável tem entre 3,8 e 5,6 litros de sangue. Você pode perder até 15% do seu volume total, sem nenhum efeito imediato. Acima disso, o pulso torna-se mais rápido e você pode sentir tonturas, irritação ou frio. Com cerca de 40% de perda, a pressão arterial é muito baixa para encher o coração e câmaras do coração, causando taquicardia ventricular (aumento do ritmo, que pode ser fatal).
Aquela mulher estava além dessa situação, estava na perda de sangue a 12anos, e a bíblia não diz que ela sofria de uma perda comum de sangue, como as mulher sofrem regularmente, mas ela sofria de uma fluxo de sangue.
Fluxo: ato de fluir, escoamento ou movimento contínuo de algo que segue um curso.
Isso deixa bem claro que a perda de sangue dela era absolutamente, desesperadamente e constantemente mortal, a qualquer momento ela poderia não resistir a essa luta e morrer, mas ela ouviu falar de Jesus, de alguém que podia curá-la, então ela foi até Ele rastejando entre aqueles homens e mulheres afoitos que seguiam e cercavam Jesus pelo caminho... e O tocou E ALCANÇOU VIRTUDE (posso estar enganado, pois não li a bíblia inteira, mas acredito que esse é o único relato de alguém que extraiu, retirou virtude de Cristo, a bíblia diz que Cristo parou na hora e perguntou quem o tocou pois dEle havia saído virtude, ou seja, Ele não se moveu, Ele não estendeu a mão, Ele não fez nada, a mulher, a fé dela extraiu virtude de Jesus.
Mulher que lavou os pés de Jesus // Lc. 7. 36 – 50
Agora temos o relato mais lindo de quem se prostra diante do Senhor. Uma mulher pecadora que se humilhou e se lançou aos pés de Jesus lavando e enxugando Seus pés com suas lágrimas e cabelo. O cabelo da mulher é uma glória pra ela, quando uma mulher perde o cabelo é como se ela perdesse um membro. Ali ela entregou toda a sua glória a Jesus.
Pra tocar no manto, na orla de Jesus, tem que estar prostrado.
Se proste diante dEle, toque nEle e extraia virtude dEle!!!
Edimar da Costa


Comentários